Vip Dogs & Cats
Postado em: 19/nov/2018
Vip Dogs & Cats:
um toque de contemporaneidade a um antigo espaço comercial
O velho edifício residencial, que já passou por outras reformas para adequar-se a um espaço de uso misto (residencial e comercial), era marcado por pesadas esquadrias de madeira na fachada, com extensas áreas com gradis e cores marcantes e um espaço interno reduzido e compartimentado com uma iluminação pouco representativa. Durante o projeto, as velhas esquadrias de madeira foram retiradas dando lugar a grandes vitrines, os velhos gradis das sacadas deram lugar aos cobogós e o espaço interior reconfigurado sob a perspectiva de um design de interiores industrial e contemporâneo.
Desta forma se inicia a obra que reúne diferentes referências apresentadas pelo cliente para criar um ambiente harmônico, mas com identidade própria, que traduzisse a linguagem da marca em arquitetura. A fachada é composta por grandes painéis de elementos vazados de concreto armado que ao mesmo tempo em que criam uma identidade visual e estética marcante, auxiliam na segurança, na proteção solar e na manutenção da ventilação natural dos espaços residenciais localizados no segundo pavimento.
A sobriedade das cores acinzentadas e escuras utilizadas na fachada é quebrada pelas amplas superfícies envidraçadas que revelam as cores vivas e contrastantes do interior do espaço comercial.
Diferentes revestimentos – elementos de concreto, vidro, cimento queimado, eletrodutos e eletrocalhas de ferro galvanizado aparentes, iluminação simples e minimalista e pinturas – são combinados e aplicados no espaço interior que é pensado com o objetivo de oferecer um layout livre e flexível, confortável tanto aos funcionários como aos clientes e com um “ar” contemporâneo e elegante para dar o destaque necessário à marca e aos produtos ali expostos.
Colaboração:
Cláudia Marx (Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo I Equipe Studio 595)