Design de interiores contemporâneo
Postado em: 16/abr/2018
Quando a equipe do Studio 595 foi convidada para desenvolver o projeto de design de interiores desta residência situada em um condomínio fechado de Guarapuava, não havia qualquer relação entre a configuração do espaço existente com as referências arquitetônicas e de design pretendidas pelo jovem casal de proprietários que há pouco tempo se consolidava em Guarapuava. Com ampla vivência em centros urbanos maiores e em meio à intensa vida cultural e artística cosmopolita, as referências de arquitetura e design contemporâneos passavam por renomados nomes brasileiros como Isay Weinfeld, Guilherme Torres, Jader Almeida e Sérgio Rodrigues. O desafio, então, foi como pensar a criação de espaços generosos e confortáveis de intimismo familiar, sem perder a relação com a linha de design contemporâneo.
Sem muitas opções de remanejamento espacial, porém pretendendo proporcionar ao conjunto uma unidade e riqueza formal, ganha papel relevante os detalhes das texturas e materiais utilizados com destaque para a madeira natural presente no painel ripado que “separa e integra” os ambientes sociais da residência e no mobiliário contemporâneo, no projeto luminotécnico marcado por contrastes, nas paredes em cimento queimado em tons pasteis que recebem uma coleção de obras de arte e nas relações interior/exterior em que se busca trazer ao interior a exuberância da natureza exterior.
O eixo central da proposta definida para o living social é definido por um grande painel ripado de madeira de 6m de altura que pende de um pé-direito duplo em balanço sem encostar no solo, criando uma singela sensação de delimitação espacial entre o estar e o jantar, mas sem perder a necessária integração entre os ambientes. O estar é marcado por linhas retas e contemporâneas, ao passo que o jantar explora a riqueza da madeira na sua essência e as linhas orgânicas, suaves e sinuosas, que têm como pano de fundo as cores e texturas de um jardim vertical.
O espaço gourmet, pensado para receber os amigos da família, tem como partido conceitual fortalecer a ideia de um espaço contemporâneo, lúdico e confortável, intenção projetual conquistada pela utilização de contrastes nas texturas, do cimento queimado natural e dos bricks, da parede lousa, das cores intensas das obras de arte, do mobiliário despojado e aconchegante.
Na mesma linha está o quarto do filho do casal, cuidadosamente desenhado para reforçar o conceito de design contemporâneo sem perder o aconchego de um quarto infantil. Da parede de tijolinhos rústicos pintados de azul que divide o espaço de “dormir” do espaço de “vestir”, surge um pórtico de madeira natural fazendo referência às casinhas infantis. Luminárias na forma de nuvens pendem do teto em cores que se alternam para despertar a ludicidade do espaço.